quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem 2º maior consumo de energia no Centro-Oeste

PUBLICIDADE

Um recente levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontou que Mato Grosso tem o segundo maior consumo de energia elétrica da região Centro-Oeste, que tem ganhado destaque no consumo nacional. Conforme os dados, a participação é de 22%, ficando atrás apenas de Goiás (42%).

Os consumos industriais e residenciais são os principais. Segundo a EPE, pelo menos 3/5 do consumo estadual ocorrem por indústrias (principalmente de produtos alimentícios) e residências, cabendo a 1/5 à classe comercial e igual parcela ao consumo de outras classes.

O levantamento destaca também que, enquanto o número de unidades residenciais tem crescido em média 3,2% ao ano no país e, 3,8% na referida região, Mato Grosso expandiu aproximadamente 4,6%, tornando-se destaque na participação junto com consumo industrial.

Em Goiás, o consumo prevalece em todas as classes, mas com peso maior para a industrial. A participação do Distrito Federal é de 21% (maior parcela para classe comercial) e, em Mato Grosso do Sul, 15% (foco para o setor comercial).

Conforme o estudo, em fevereiro, a região Centro-Oeste registrou taxa de crescimento de 11,2% no consumo, o que equivale a um acréscimo de 243 gigawatts-hora (GWh)(diferença entre 2.181 no ano passado e 2.424 neste). Em doze meses, a alta chega a 9,2%. O consumo industrial foi o principal fator, já que ampliou 23% no mês (679 GWh).

No país, a alta foi de 4,1% no consumo de energia elétrica no país, alcançando 36.974 gigawatts-hora. Além do Centro-Oeste, a pesquisa destaca que as regiões Norte e Nordestes também ajudaram a “puxar” este percentual.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...

Sorriso tem 111 vagas de emprego e salários de até R$ 9,6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão com 111 vagas...
PUBLICIDADE