sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso também terá INPC e Assembleia homenageia presidente do IBGE

PUBLICIDADE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que antes era conferido somente nas grandes metrópoles brasileiras e no Distrito Federal, em breve, será implantado em Mato Grosso e demais estados. A afirmação foi feita ontem à noite, durante a solenidade de entrega de 173 Moções de Congratulação aos servidores e diretores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comemoração aos 75 anos de fundação da instituição em Mato Grosso.

A inovação tecnológica com o uso de Palm durante o recenseamento de 2010, que premiou o Brasil como o primeiro país a desenvolver o trabalho totalmente digital também foi destaque na cerimônia. “O Brasil se tornou modelo em muitas áreas. Isso é muito bom para o país que já é referência também em urnas eletrônicas. E a implantação do INPC em Mato Grosso representa mais um grande avanço”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), autor da homenagem.

O prêmio “Netexplorateur Palmares 100″, entregue em Paris, na França, foi concebido pela Unesco pelo uso das inovações tecnológicas usadas no Censo de 2010. “O Brasil é o primeiro país a realizar o censo totalmente digital. Avançamos muito nesses 75 anos de trabalho do IBGE. Com a extensão do INPC para outros estados, os gestores poderão avaliar melhor o desenvolvimento”, ressaltou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que foi condecorado com o Título de Cidadão Mato-grossense.

Ao reconhecer como imprescindível o trabalho do IBGE, Riva disse que os 10% de crescimento que Mato Grosso atinge por ano se deve a sua gente trabalhadora. E citou que o encontro que teve com um recenseador na Gleba Tabajara, quando explicou a importância da atividade àquela comunidade, já que o repasse do FPM ao município é baseado nesse trabalho. “As sessões são feitas para lembrar e registrar o trabalho de cada um. O IBGE é essa instituição de credibilidade porque tem servidores comprometidos”, afirmou.

Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1980, Eduardo Pereira Nunes. recebeu o Título de Cidadão Mato-grossense. “É motivo de orgulho receber esse título porque a instituição tem trabalhado muito na modernização e áreas de estatísticas. Receber o reconhecimento da sociedade é gratificante”, disse.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria apresenta potencial econômico do polo florestal mato-grossense em feira internacional

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso,...

Sinop: pesquisa indica que 67% pretendem presentear no dia das crianças

A pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat,...
PUBLICIDADE