Mato Grosso será sede do World Meat Congress (WMC) – Congresso Mundial da Carne, evento internacional com as maiores indústrias do setor de carnes, do dia 27 a 30 de outubro deste ano, em Cuiabá. Promovido pela International Meat Secretariat (IMS), o evento é feito a cada dois anos e já passou por países como os Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Holanda e virá ao Brasil pela primeira vez.
O evento contará com apoio da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac). Conforme os organizadores, a escolha baseia-se na relevância do Estado, que é líder brasileiro na produção de grãos e tem o maior rebanho do país, com 32,83 milhões de toneladas de gado. Segundo o DataHub da Sedec, no ano passado, o Estado exportou US$2.672.308.029 de carne bovina. Atualmente, 65 países importam carne de Mato Grosso.
Segundo o governo do Estado, ontem, Conselho Deliberativo do Imac aprovou as estratégias de promoção do evento, em Assembleia Ordinária realizada na Sedec. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e presidente do Conselho Deliberativo do Imac, César Miranda, aponta que a escolha do Estado apenas reforça a posição já conquistada no mercado internacional.
“Somos os maiores exportadores de carne do Brasil, se fossemos um país já seríamos relevantes. Mato Grosso está reforçando sua imagem como um dos principais players do mercado da carne, ganhando cada vez mais força pela sua carne sustentável e de qualidade. A decisão do Conselho foi unânime em aprovar as estratégias para o WMC, faz parte do nosso trabalho enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico de apoiar iniciativas que promovem nosso Estado”, afirma César Miranda.
O presidente do Imac, Caio Penido, também destacou a relevância do evento, que é de nível mundial. “É um congresso que gira o mundo todo com produtores e exportadores de carne, vai ser uma honra para o Estado. Nesta Assembleia tratamos de vários assuntos, orçamentos e projetos, aprovando o apoio para o WMC. Vai ser um ano especial, na sequência do evento haverá a COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) do Pará, um evento com participação da Amazônia Legal, da qual Mato Grosso faz parte. Estamos com expectativa de que vamos conseguir promover ainda mais a carne de Mato Grosso”, disse o presidente do Imac.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.