sábado, 26/outubro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso registra queda na venda de veículos em novembro

PUBLICIDADE

A queda de 15,05% registrada nos emplacamentos de veículos de Mato Grosso em novembro, não surpreendeu o setor. O declínio representa a acomodação do mercado em relação a outubro, quando um alto índice de veículos foi comercializado, em virtude do final da redução do IPI, que acabou não se concretizando com o novo anúncio de prorrogação. Com a possibilidade de comprar o carro com imposto menor até 31 de dezembro, os consumidores adquiriram menos em novembro.

De acordo com o relatório da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos em Mato Grosso (Fenabrave-MT), em novembro foram emplacados 9.174 veículos no Estado. O índice engloba todas as categorias (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas). Em outubro, foram 10.799 unidades emplacadas, o terceiro melhor mês para o setor em 2012.

“Já sabíamos que o mês de novembro seria mais fraco, pois o setor havia emplacado muito em outubro e principalmente em agosto, quando o Imposto sobre Produtos Industrializados deveria retornar ao patamar cheio. Ainda temos dezembro, que também deverá ser um mês bom e fica difícil manter sempre uma linha ascendente em vendas, já sabemos que o mercado precisa se acomodar”, destaca o diretor regional da Fenabrave-MT, Manoel Guedes.

Ele avalia que a medida do Governo Federal em manter o IPI reduzido tem sido muito positiva. Nos cinco primeiros meses do ano, a comercialização de veículos estava aquém do esperado. “Foi uma decisão importante para elevar o volume até agora, caso contrário o cenário estaria preocupante”, pontua Guedes.

Em fevereiro o segmento experimentou a pior baixa do ano, com apenas 7.724 veículos comercializados. Até a primeira quinzena de maio a expectativa não era boa, com média de 8 mil veículos emplacados nos últimos meses. Quando o Governo anunciou a redução do IPI o setor reagiu e os últimos 10 dias do mês foram fundamentais para que as vendas chegassem perto da casa de 10 mil unidades.

“Depois de maio registramos bons índices. No segundo semestre tivemos apenas setembro e novembro fracos, pois o consumidor havia antecipado a compra para aproveitar o desconto”, explica o diretor da Fenabrave-MT.

Mesmo com o benefício do IPI reduzido, o acumulado do ano ainda apresenta retração em relação a 2011. Entre janeiro e novembro desse ano, o Estado emplacou 104.973 veículos, contra 107.941 em igual período do ano passado. No percentual a queda é de 2,75%. “Isso se deve a um início de ano muito fraco e à grande ressaca de setembro e novembro. Com a perspectiva de um dezembro forte, a meta do setor é ultrapassar o acumulado de 2011”, afirma Guedes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vice-governador afirma que Mato Grosso é exemplo de sustentabilidade durante COP-16

O vice-governador, Otaviano Pivetta, destacou o equilíbrio sustentável que...

Indústrias em duas cidades do Nortão acumulam R$ 1 bilhão em exportações

As empresas no agronegócio instaladas em Cláudia (90 km...

Aneel anuncia redução das contas de luz para o mês de novembro

A bandeira tarifária para o mês de novembro será...

Qualidade da energia é maior entrave para indústrias de MT, aponta estudo; governador estuda solução

Diretores e presidentes sindicais da Federação das Indústrias de...
PUBLICIDADE