PUBLICIDADE

Mato Grosso registra aumento de 3% nas exportações; China segue como principal cliente

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Ivan Bueno/arquivo)

O ano vai terminando e Mato Grosso caminha para terminar 2019 com o valor de exportação em alta. De janeiro a novembro deste ano, o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços registrou U$ 15,66 bilhões em vendas para o mercado externo. O valor é 3,1% maior do que os U$ 15,19 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. Os números colocam Mato Grosso no 6º lugar do ranking nacional dos exportadores, respondendo por 7,6% das vendas exteriores brasileiras.

Como a importação também aumentou, esta em 28,9% o saldo da balança comercial não aumentou  ficou nos mesmos U$ 13,8 bilhões do ano passado. As compras deram um salto de U$ 1,39 bilhões de janeiro a novembro de 2018 para U$ 1,8 bilhões neste ano.

A soja, seja em grãos, em farelo ou em óleo, é o produto mais vendido, com 55% da participação comercial. Na sequência aparecem o milho com 24%, o algodão com 8,4%, e a carne com 7,7% das vendas. Em quantidade inferior a 1% aparecem a madeira e o ouro.

As compras são, quase que na totalidade, de produtos químicos para a produção de insumos utilizados no agronegócio. O gás natural, cujo acordo de fornecimento da Bolívia para Mato Grosso foi retomado em outubro, já aparece nas estatísticas com 1% da participação, ou U$ 11,3 milhões comprados. As maiores aquisições são da Rússia, Canadá, Estados Unidos e China.

A China ainda é o principal destino da produção mato-grossense respondendo por 31% do que é vendido para fora do estado. O Vietnã compra 4,8% da produção, seguido de Irã com 4,7%, Holanda com 4,7% e Espanha com 4,6%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino e Juara contratam novos profissionais; confira as oportunidades

Empresas de Diamantino estão contratando 21 novos funcionários em...

Empresas em Nova Mutum ofertam mais de 100 vagas de empregos

As empresas locais buscam apoio do SINE para divulgarem...
PUBLICIDADE