Mato Grosso manteve o melhor desempenho do Brasil no quadrimestre e foi o Estado que mais destinou corretamente embalagens de agrotóxicos para incineração ou reciclagem. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) mostram que o volume alcançado foi de 1.789.314 quilos, representando 22,6% do total de 7.925.325 no país.
O Paraná manteve-se na segunda posição, destinando corretamente, entre janeiro a abril, 1.345.690 quilos, correspondendo a 17%, seguido por São Paulo, com 1.101.790, 13,9% do total. Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais aparecem logo em seguida.
Levando-se em conta o desempenho individual em abril, Mato Grosso destinou 441.674 quilos, ficando atrás apenas do Paraná, responsável por 491.978 quilos.
O Inpev aponta ainda que de 2005 até hoje, Mato Grosso mantem o primeiro lugar quanto a destinação correta dos produtos. Para o instituto, os números positivos são resultados da conscientização e ações conjuntas realizadas entre agricultures, fabricantes, distribuidoras, cooperativas e poder público.
A partir do material reciclado, proveniente das embalagens são manufaturados produtos distintos, utilizados tanto na indústria de defensivos agrícolas, quanto na construção civil, comércio, saneamento e produtos automotivos. Todos aprovados por um comitê de análise de risco, tanto pelo Inpev quanto por comitê externo.