PUBLICIDADE

Mato Grosso é líder nacional na produção de biodiesel

PUBLICIDADE

Mato Grosso é líder no país na produção do biodiesel. O Estado que produziu 494,561 milhões de litros do produto entre janeiro a outubro deste ano, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que produziu 473,272 milhões de litros no mesmo período e que há alguns meses ocupava a primeira posição no ranking dos maiores produtores do Brasil. A produção mato-grossense (até outubro) é 34% superior à quantidade registrada em todo o ano de 2009, quando somou 367,009 milhões de litros. Já nos primeiros 10 meses do ano passado foram produzidos 292,081 milhões de litros de biodiesel.

Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e mostram ainda que Mato Grosso tem 21 das 64 indústrias espalhadas pelo país. A produção mato-grossense representa 25% da nacional, que somou neste ano 1,976 bilhão de litros de biodiesel, também até o 10º mês. O presidente do Sindicato das Indústrias de Biodiesel de Mato Grosso (SindiBio), Sílvio Rangel, explica que o desempenho do Estado ocorre em função da facilidade de adquirir matéria-prima, essencialmente a soja – que representa 80% da produção de biodiesel no país. A produção também é feita a partir do girassol, caroço de algodão e sebo bovino.

Conforme Rangel, o Estado vislumbra novos crescimentos que dependem do aumento da mistura do biodiesel ao óleo diesel. “Por enquanto, é obrigatório que na composição do diesel tenha 5% de biodiesel. Estamos reivindicando para que esse percentual aumente para 7% no próximo ano”. Ele ressalta que a produção de biodiesel agrega valor à comercialização da soja. “Com o grão, fazemos o farelo que serve para alimentar os animais e o óleo utilizamos na produção do biodiesel”.

De acordo com Rodrigo Prosdócimo Pansera Guerra, da Bio Oléo Indústria e Comércio de Biocombustível, as indústrias mato-grossenses trabalham com a capacidade de produção ociosa. Ele explica que se a demanda consumidora aumentasse em 10%, a atual produção estadual seria suficiente para continuar abastecendo o mercado. Ele ressalta que o preço do produto para o consumidor, acaba ficando um pouco mais caro, mas compensa já que o uso do biodiesel traz vários benefícios. “É benéfico para a saúde, sem contar que incentiva a produção de várias cadeias econômicas”. Ele lembra que o setor antecipou o aumento do biodiesel na composição do diesel. “Em 2008 era previsto que os 5% na mistura do diesel fosse utilizado só em 2013”. Conforme ele, esse cenário poderá ocorrer com a expectativa de que aumente para 20% a representação do biodiesel até 2020. “O setor está aquecido e acena para este cenário”. Só para se ter uma noção disso 3 indústrias estão ampliando a capacidade e outra está em construção no Estado

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Nova Mutum define parceria com associação e Park tech para geração de empregos

A prefeitura homologou chamamento público, na última semana, para...

Sinop: empresas em mais de 15 segmentos contratam 234 funcionários

A semana na capital do Nortão iniciou com 234...

Norte Show começa em Sinop e se consolida entre as maiores do Centro-Oeste

A Norte Show começou hoje no parque de exposições...

Com salários até R$ 4,5 mil empresas de Lucas do Rio Verde contratam 124 funcionários

As empresas estão admitindo 124 colaboradores, com auxílio do...
PUBLICIDADE