A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) assinou, sexta-feira, um protocolo de intenções com a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu (PR) e com a Campanhia de Turismo do Estado de Rio de Janeiro (TurisRio) para a formatação, implementação, promoção e divulgação de um roteiro turístico integrado das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Com este novo selo turístico, surge o "O Roteiro das Três Maravilhas do Mundo" – Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu (Terra das Cataratas) e Amazônia, que também inclui o Pantanal, terá suporte aéreo de uma empresa que conta com voos, ligando Foz do Iguaçu (PR), Cuiabá, Porto Velho (RO) e Manaus (AM).
De acordo com a secretária Teté Bezerra, o turismo nacional ganha com esta proposta. "O turismo precisa avançar, e é isso que os estados fizeram com este novo roteiro. A potencialidade dos destinos é grande, este roteiro já nasce com sucesso. Nosso desafio com essa parceria é transformar esse roteiro em produto turístico. Mato Grosso só tem a ganhar com isso", destacou.
Ela lembrou ainda que o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu já são roteiros consolidados e que recebem milhões de turistas todos os anos. Mato Grosso vem se consolidando como um dos destinos de ecoturismo mais importantes do Brasil. "Só temos a ganhar com essa parceria com o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Além do Pantanal, do Cerrado e do Araguaia, Mato Grosso possui a Amazônia que foi eleita, no último dia 11 de novembro, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Diante de tudo isso, podemos capitalizar um número significativo de turistas para conhecer as nossas belezas naturais. Com o roteiro integrado, os turistas que visitarão o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu terão a opção de conhecer as nossas belezas naturais".
Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, a parceria cria uma nova perspectiva para o Destino Iguaçu dentro do turismo brasileiro. "O roteiro é um antigo sonho em Foz do Iguaçu. Além disto, intensificará o ecoturismo. Cabe a cada destino fortalecer a ocupação do voo e estreitar relacionamentos com os agentes de viagem, além, é claro, de divulgar os atrativos", ressaltou.
Um ponto positivo em relação à vinda de mais turistas internacionais é o interesse por cenários naturais. Segundo Pesquisa de Demanda Turística Internacional da Embratur, a natureza, o ecoturismo e o turismo de aventura respondem por principais motivos de viagem para 26,9% dos 30 mil entrevistados no estudo realizado com base em 2010.
O mercado nacional também representará uma parcela do fluxo de turistas do novo roteiro, acredita Teté Bezerra. "O turismo interno cresceu muito. O Mato Grosso tem uma grande diversidade da fauna e flora, a Amazônia simboliza um santuário da natureza, e as Cataratas do Iguaçu e o Cristo Redentor são fantásticos. Esta união dos estados é inédita", frisou.
Também foi criada uma comissão que vai formatar o roteiro turístico – Rio, Foz do Iguaçu e Mato Grosso. Os representantes de Mato Grosso na comissão são Samantha Col Debella (secretária adjunto de Publicidade e Marketing da Secretaria de Estado de Comunicação Social) e Leila Cristina Cunha (técnica da Sedtur). Ambas participaram da elaboração e assinatura do protocolo de intenções em Foz do Iguaçu. Um roteiro integrado deve começar a ser divulgado pelos três estados ainda este ano.