Pantanal e Amazônia, entre outros produtos turísticos mato-grossenses, estão sendo apresentados em janeiro ao maiores mercados emissores internacionais de turistas para o Brasil. Com delegação composta por representantes do Governo e operadores de turismo receptivo, o Estado abre o calendário de eventos no exterior participando das maiores feiras turístiscas comerciais de 2006.
De 18 a 22 de janeiro, Mato Grosso compõe a comitiva brasileira junto ao Ministério do Turismo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das mais importantes bolsas de negócios internacionais. Reconhecida pelos grandes negócios que gera e pela representatividade das diversas entidades expositoras, a Feira terá um estande do Brasil de quase 1000 m². Pela primeira vez, Mato Grosso participa do evento com módulo próprio, personalizado com fotos, artesanato e telas de artistas mato-grossenses.
Portugal ocupa o primeiro lugar de emissores de turistas para o Brasil entre os países da Europa e a terceira posição entre todos os países do mundo. Segundo dados da Embratur, 336.988 turistas portugueses visitaram o Brasil em 2004, um número quase 50% superior ao ano anterior.
Este ano o ecoturismo, o golfe e o turismo de saúde serão os destaques brasileiros na BTL. “No ecoturismo, Mato Grosso lidera essa caravana, reforçando a divulgação do Pantanal e Amazônia e apresentando as belezas das outras regiões do Estado”, avaliou Vanice Marques, assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, representante do Governo no evento.
Além da BTL, o calendário de feiras internacionais de Mato Grosso contempla mais 19 eventos. Ainda em janeiro, participa da Fitur (Madri). A partir de fevereiro, integra a comitiva brasileira em eventos na Inglaterra, Itália, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Suécia, Japão e países da América do Sul. Ampliando a divulgação do turismo brasileiro no exterior, o Governo Federal incentiva cada vez mais a participação dos Estados nos eventos internacionais. O ministro Walfrido dos Mares Guia e o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, participam da BTL e da FITUR. Atendendo a compromissos no Estado, a Secretária de Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli de Oliveira Assis, argumenta. “Diversificar a cesta de produtos turísticos brasileiros no exterior continua na pauta das prioridades do Governo Federal que faz uma grande mobilização nacional para que o Brasil esteja bem representado lá fora”, disse.
Em 2005, a BTL reuniu 52.155 visitantes. Desse total, 33.952 foram visitantes em geral, 18.203 profissionais de turismo e 631 profissionais de imprensa. Na agenda em Lisboa estão previstas reuniões com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Câmara de Comércio Luso-Brasileira, empresa aérea TAP, Publituris e Presstur.