Duas tecnologias de produção de energia renovável, geradas a partir do biodiesel e do álcool etanol, desenvolvidas em comunidades isoladas do Mato Grosso foram expostas pela Superintendência Regional de Engenharia do Mato Grosso no Fórum Global de Energia Renovável, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), no mês de maio.
O evento internacional contou com a presença de especialistas de mais de 50 países que discutiram e planejaram o presente e o futuro da geração de energia no planeta. Aproximadamente 1,5 mil participantes de países como Angola, Bolívia, Cuba, Arábia Saudita e Argentina tiveram a oportunidade de mostrar suas experiências e sugerir soluções para o crescimento sustentável, respeitando o meio ambiente e as pessoas.
Um dos projetos expostos por MT foi o “Biodiesel Guariba”, implantado em 2004 no município de Colniza, 1,2 mil quilômetros de Cuiabá, com a proposta de tornar auto-sustentáveis as 1,2 mil famílias da localidade, a partir da inclusão social, energética e tecnológica. O projeto buscou organizar a população para que ela desenvolvesse a cadeia produtiva do biodiesel, com uso de agricultura familiar e com o extrativismo das várias espécies de oleaginosa, com a formação de uma cooperativa.
Executado a partir de um convênio entre a Eletronorte e a Universidade Federal de Mato Grosso, no projeto foram investidos até agora R$ 3,1 milhões para a instalação da unidade piloto de produção de biodiesel, na unidade de extração de óleos, na confecção do projeto, nas obras civis, usinagem e montagem.