Pelo menos 215,7 mil trabalhadores mato-grossenses identificados como beneficiários pelo abono salarial Pis/Pasep, exercício 2009/10 sacaram o benefício de um salário mínimo. O número corresponde a 86,10% da população estimada pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Estado, que é de 250,5 mil. Ou seja, 34,8 mil ainda não fizeram o saque. O calendário de pagamento termina em 30 de junho. Aproximadamente R$ 98,9 milhões em benefícios serão pagos em Mato Grosso.
O levantamento aponta ainda que cerca de 1,3 milhão de funcionários devem retirar o benefício no país. O total a ser pago gira em torno de R$ 709,4 milhões. O exercício financeiro 2009/10 do abono salarial começou a ser pago em julho do ano passado. Na última semana, o ministério começou a enviar cartas tanto para trabalhadores quanto empregados, lembrando das datas de pagamento.
O benefício é garantido por lei a toda pessoa que tenha trabalhado com carteira assinada, ou tenha sido nomeada efetivamente em cargo público, durante pelo menos 30 dias e ter recebido, em média, até 2 salários. É preciso, ainda, estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos.