As operações com cartões (crédito e débito) facilitam a vida dos consumidores, que não precisam mais andar com dinheiro em espécie na carteira e podem comprar qualquer coisa e pagar com o dinheiro plástico. Do lado do empreendedor, o aceite dessa forma de pagamento também trouxe benefícios, sendo o principal deles a redução no índice de inadimplência dos clientes. E entre o estabelecimento comercial ou prestador de serviços e os consumidores está o Sicredi, que há 16 meses oferece sua própria máquina de cartões aos associados pessoas físicas e jurídicas, o que proporcionou mais comodidade nos recebimentos das vendas realizadas.
Lançada em novembro de 2017, a máquina de cartões do Sicredi oferece uma série de vantagens aos associados, com destaque para segurança nas operações, centralização dos recebíveis, taxas mais acessíveis, possibilidade de escolher a data e como quer receber as vendas a crédito a partir de um dia, além de uma plataforma de gerenciamento exclusiva. Na região Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, desde o lançamento do produto até fevereiro deste ano, já são mais de 13 mil maquininhas em funcionamento, com a movimentação de R$ 1,77 bilhão em operações, o que equivale a 31% do total registrado pelas máquinas do Sicredi espalhadas por todo o país, que chega a R$ 5,7 bilhões no acumulado até fevereiro.
Do total de máquinas em operação na região, o maior número está em Mato Grosso, com 10.842 unidades, seguido pelo Pará com 1.663, Rondônia com 348, e Acre com 175. Da quantidade total, considerando os quatro estados, 59,6% são utilizadas por micro empresas e microempreendedores individuais (MEIs); 36,2% são usadas por pequenas empresas e 4,2% são por médias empresas, o que demonstra que a demanda é maior entre os pequenos negócios, um dos focos de atuação do Sicredi.
A gerente de Negócios Pessoa Jurídica da Central Sicredi Centro Norte, Kely Freitas, afirma que os associados podem contratar a máquina de cartões conforme a sua necessidade, definir a quantidade de máquinas que precisa e o prazo de recebimento do valor transacionado por esse meio de pagamento. No Sicredi, o associado paga um valor fixo pelo aluguel do equipamento, mais uma taxa sobre as operações, que pode variar conforme o segmento de atuação do negócio. As máquinas têm todas as funcionalidades, com operações com crédito, débito e voucher.
“Atualmente, a maioria das pessoas paga as contas diárias com cartão, seja na função débito ou crédito e para um estabelecimento comercial ou prestador de serviço, oferecer essa opção de pagamento ao cliente é essencial, porque senão perderá a venda para o comércio do lado, que faz esse tipo de operação”, alerta Kely ao acrescentar que a plataforma de gerenciamento disponibilizada pelo Sicredi também ajuda muito os associados, que podem acompanhar o fluxo de recebimentos com cartões no momento que desejar.
Carla Gisele Horlle é uma das empresárias que escolheu o Sicredi como instituição financeira desde que abriu a JL Comércio Varejista de Gás, em sociedade com a mãe Salete, em Lucas do Rio Verde, há 12 anos. A empresa funciona em apenas um ponto da cidade, mas em compensação contratou 14 máquinas de cartão, uma para ficar no balcão e outras que são levadas por cada entregador que trabalha na empresa. “Já trabalhávamos com a máquina de cartões para oferecer mais comodidade aos nossos clientes e quando o Sicredi passou a ter sua própria máquina decidimos ser parceiras da instituição nisso também”, diz Carla ao afirmar que a vantagem de se trabalhar com as máquinas do Sicredi é o suporte técnico (no caso de troca de máquinas) e principalmente o apoio diante de um problema na operação. “Entramos em contato com a agência e logo a questão é resolvida. Esse relacionamento próximo ajuda bastante”.
Segundo a empresária, cerca de 70% das vendas realizadas pela JL Gás são pagas com cartão, seja no crédito ou débito. “Então, quando o cliente liga pra pedir gás, nem perguntamos a forma de pagamento. O entregador leva a máquina dele e ao chegar lá o cliente paga da forma que desejar. O que queremos é oferecer mais facilidade a ele”. Recentemente, a empresa de Carla e o Sicredi fecharam uma nova parceria, para a realização de parcelamento das compras, em até três vezes. “Já começamos a divulgar aos clientes sobre essa novidade, o que é muito bom pra eles”.
No restaurante Kilograma e Cia, em Sinop, a empresária Susane Eda Paploski, também trabalha com a máquina de cartões do Sicredi desde o lançamento do produto pela instituição financeira cooperativa. Há 22 anos no mercado, ela afirma que a conta da empresa foi aberta em 2017, mas é associada pessoa física há muitos anos. No estabelecimento mantém duas maquininhas, uma do Sicredi e outra para receber os cartões de refeição. Segundo ela, quase 100% das vendas em cartão são passadas na maquininha do Sicredi.
“Agora que o Sicredi tem a máquina, 90% do nosso movimento são com a cooperativa de crédito. Temos outro banco apenas por causa dos fornecedores e alguns clientes. Por conta dessa fidelidade, conseguimos taxas melhores com o Sicredi, sem contar que acabaram os problemas operacionais”, relata Susane ao comentar que a máquina de cartões trouxe ao comércio mais facilidade, segurança e reduziu bastante a inadimplência.
De acordo com o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, a instituição financeira cooperativa trabalha constantemente para oferecer soluções completas aos associados e que a máquina de cartões é parte importante do portfólio com o diferencial de ter taxas competitivas se comparadas às praticadas no mercado. “Dessa forma, nossos associados podem economizar e direcionar recursos para outras melhorias em seus negócios”.
Os interessados podem solicitar a máquina de cartões do Sicredi em qualquer agência. São mais de 1.600 espalhadas por 22 estados brasileiros e o Distrito Federal. Na região Centro Norte são 169 agências, espalhadas por 140 municípios. Mais informações no site https://maquinadecartoessicredi.com.br/.
Benefícios da máquina de cartões Sicredi
Aceita cartões de crédito, débito e voucher
Modelos de máquinas adaptáveis ao seu negócio
Atendimento nas agências do Sicredi e canais de atendimento telefônico
Atendimento personalizada
Portal completo com fácil interação para controle e gestão do seu negócio
Trabalha com as principais bandeiras do mercado