PUBLICIDADE

Manejo florestal será discutido durante fórum em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Os diversos cenários que cercam a atividade florestal, como legislação, mercado, tecnologias, entre tantos outros, certificam o grau de complexidade que é promover a exploração racional e sustentável da madeira, principalmente na Amazônia. Para discutir sobre a sustentabilidade das atividades florestais nessa região acontece, de 21 a 24 de setembro, em Alta Floresta, o Fórum Floresta Sustentável – Mato Grosso. O evento é considerado pioneiro pois vai reunir ONGs, setor madeireiro, governo e sociedade em geral para discutir as matizes do manejo florestal num momento extremamente importante quando a atividade passa por ajustes e necessita de orientações e incentivos.

Para isso, a programação do Fórum Floresta Sustentável foi dividida em dois polos: o primeiro inclui palestras e mesas redondas e, o segundo, cursos e práticas com enfoque no manejo florestal. Um exemplo é o curso de Manejo Florestal de baixo impacto, composto por dois módulos, sendo um para o pessoal da parte operacional e outro para quem está envolvido com a administração.

A proposta do fórum surgiu da necessidade de interação entre os setores produtivo e ambientalista com o objetivo de reduzir o desencontro de informações e, consequentemente, o choque de conceitos sobre essas atividades. É uma oportunidade para estes segmentos discutirem qual o futuro da atividade madeireira. De acordo com Ricardo Abad, coordenador do Programa de Monitoramento da Paisagem do ICV (Instituo Centro de Vida), a importância deste evento é justamente discutir o fato de que os recursos florestais serão extintos em questão de anos se as práticas de exploração continuarem as mesmas. “Estimular o uso racional dos recursos florestais surge da necessidade de se adotar medidas eficazes contra o esgotamento dos recursos. Neste sentido, as técnicas de baixo impacto representam passos importantes em direção ao manejo sustentável”.

O Fórum Floresta Sustentável, que acontece na sede do CDL (Clube de Diretores Logistas) de Alta Floresta, é uma realização do ICV (Instituto Centro de Vida) em parceira com o CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento, onde também consta a programação completa: www.forumfloresta.com.br.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha 547 novas empresas em um mês

Sinop ganhou 547 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE