Tangará da Serra recebe nos dias amanhã e sábado, o 1º Workshop Sistema de Manejo de Florestas de Eucalipto e Consolidação do Pólo de Reflorestamento. O evento divulgará as novas tecnologias para a cultura do Eucalipto e Gestão de Recursos para Implantação de Florestas na região, além de apresentar novos projetos e discutir políticas públicas para atuação nessa área.
Este evento é iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso (Seder/MT) e tem como parceiros a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja). O encontro reúne durante os dois dias, técnicos, pesquisadores, empresas de serviços e tecnologia, profissionais liberais, pecuaristas, entre outros.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich nesse encontro as discussões também visam construir um pólo regional. “Estarão reunidos representantes de todos os segmentos da área como pesquisas, indústrias, produtores e entidades financeiras para que possamos consolidar esse pólo”, ressalta.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com programas oficiais, Negon exemplificou. “O workshop é fundamental, ainda mais pelo momento que o Estado está passando, temos incentivos como o MT FLORESTA que permitem que as áreas que hoje estão disponíveis e áreas que estão degradadas possam ser também incorporadas. A região de Tangará da Serra foi escolhida porque já existe lá um grupo de pessoas que já atuam na área de florestamento, o reflorestamento com o eucalipto. O manejo sustentável é a ferramenta que garante a exploração da floresta pelo setor de base florestal, o futuro do segmento será o reflorestamento” concluiu.
O MT Floresta tem como finalidades, apoiar as atividades de florestamento reflorestamento, pesquisa florestal, recuperação de áreas degradadas e das matas ciliares, manejo florestal sustentável, assistência técnica, extensão florestal, controle e fiscalização e da reposição florestal obrigatória.
O MT Floresta é subordinado à Seder e gerenciado por um conselho gestor que tem como atribuição definir, mediante critérios técnicos, as ações e as regiões prioritárias de desenvolvimento florestal, além de promover a implementação do processo de certificação florestal para a garantia da origem da matéria-prima.
O superintendente de Desenvolvimento Florestal da Seder, Rogério Monteiro, explica que a programação do Workshop tem dois objetivos um é de trazer novas tecnologias para a cultura do eucalipto alavancando todo o setor ligado a essa espécie e também a consolidação do pólo que ao nosso entender essa região necessita do fortalecimento de parceiros para que se concretize a implementação dos plantios florestais.” Manejar bem as florestas, tratá-las bem, certamente o produtor florestal terá êxito na sua atividade que é a oportunidade de desenvolvimento sustentável”, enfatizou.