Cerca de 1,6 mil produtores rurais de várias regiões de Mato Grosso estão participando, neste momento, em Brasília, da mobilização para aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. A manifestação é na Esplanada dos Ministérios, onde são aguardados 20 mil agricultores de todo o Brasil, pelas contas dos organizadores. Eles pretendem pressionar os parlamentares e governo para acelerar a votação da proposta que atualiza o novo Código Florestal no Congresso Nacional. O presidente da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso), Rui Prado, reforçou a importância da iniciativa do setor produtivo em ir até o Congresso exigir dos parlamentares a aprovação do novo Código Florestal. “A gente sabe a dificuldade que é mobilizar os produtores principalmente por Mato Grosso ser um estado geograficamente grande. Essa iniciativa mostra a indignação do produtor rural com a atual legislação ambiental. Precisamos de uma legislação que contemple tanto a preservação como a produção e estamos empenhados em sensibilizar os parlamentares para que priorizem a aprovação do Código Florestal”, declarou.
• Leia mais sobre o manifesto em Agronotícias
O deputado federal Homero Pereira, integrante da bancada ruralista, acredita que, após a mobilização nacional, os parlamentares irão definir a data da votação do código. De acordo com ele, a manifestação dos produtores e representantes de classe em Brasília vai forçar o calendário de pauta do Congresso. “Nossa expectativa é que o Congresso vote o projeto ainda este mês”, afirmou.
De Mato Grosso, partiram 35 ônibus rumo a Brasília. Produtores e lideranças de Sorriso, Colíder e Carlinda também participam. “O código vai ajudar principalmente os pequenos produtores da nossa região. Os grandes e médios produtores também serão contemplados com a nova legislação, pois irão produzir com mais tranquilidade e sustentabilidade”.
Programação da mobilização que acontece hoje em Brasília:
• 10h30 – Pronunciamentos dos parlamentares em tenda armada no canteiro da Esplanada.
• Almoço – Será servido um arroz de carreteiro preparado em grandes panelas instaladas no local da concentração.
• 14h – Os produtores e demais participantes darão um grande abraço simbólico ao Congresso. Em seguida, iniciam as visitas aos deputados, na Câmara dos Deputados.
• 19h – Retorno das caravanas aos seus Estados.