PUBLICIDADE

Mais de mil produtores de MT protestam para aprovar código florestal

PUBLICIDADE

Cerca de 1,6 mil produtores rurais de várias regiões de Mato Grosso estão participando, neste momento, em Brasília, da mobilização para aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. A manifestação é na Esplanada dos Ministérios, onde são aguardados 20 mil agricultores de todo o Brasil, pelas contas dos organizadores. Eles pretendem pressionar os parlamentares e governo para acelerar a votação da proposta que atualiza o novo Código Florestal no Congresso Nacional. O presidente da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso), Rui Prado, reforçou a importância da iniciativa do setor produtivo em ir até o Congresso exigir dos parlamentares a aprovação do novo Código Florestal. “A gente sabe a dificuldade que é mobilizar os produtores principalmente por Mato Grosso ser um estado geograficamente grande. Essa iniciativa mostra a indignação do produtor rural com a atual legislação ambiental. Precisamos de uma legislação que contemple tanto a preservação como a produção e estamos empenhados em sensibilizar os parlamentares para que priorizem a aprovação do Código Florestal”, declarou.

• Leia mais sobre o manifesto em Agronotícias

O deputado federal Homero Pereira, integrante da bancada ruralista, acredita que, após a mobilização nacional, os parlamentares irão definir a data da votação do código. De acordo com ele, a manifestação dos produtores e representantes de classe em Brasília vai forçar o calendário de pauta do Congresso. “Nossa expectativa é que o Congresso vote o projeto ainda este mês”, afirmou.

De Mato Grosso, partiram 35 ônibus rumo a Brasília. Produtores e lideranças de Sorriso, Colíder e Carlinda também participam. “O código vai ajudar principalmente os pequenos produtores da nossa região. Os grandes e médios produtores também serão contemplados com a nova legislação, pois irão produzir com mais tranquilidade e sustentabilidade”.

Programação da mobilização que acontece hoje em Brasília:

• 10h30 – Pronunciamentos dos parlamentares em tenda armada no canteiro da Esplanada.
• Almoço – Será servido um arroz de carreteiro preparado em grandes panelas instaladas no local da concentração.
• 14h – Os produtores e demais participantes darão um grande abraço simbólico ao Congresso. Em seguida, iniciam as visitas aos deputados, na Câmara dos Deputados.
• 19h – Retorno das caravanas aos seus Estados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE