A pesquisa feita pelo Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apontou que o Dia dos Namorados, comemorado em 12 do próximo mês, deve fomentar a economia local. Mesmo com a insegurança e momento adverso vivido devido ao novo Coronavírus (Covid-19) por clientes e empresários, as projeções apontadas ainda são positivas para a data.
Os pesquisadores ouviram durante o levantamento 198 clientes. Destes, 75% responderam que pretendem comprar presentes e 24% disseram que não. Dos que apontaram respostas negativas, 37% justificaram não ter quem presentear, 18% por estarem endividados, 8% outros motivos e 37% não responderam.
A pesquisa também indagou qual o canal os clientes vão usar para comprar presentes. 76% responderam que vão utilizar o comércio local, 18% a internet, 2% ambos os meios e 4% não respondeu. Já entre os presentes preferidos para a data, 40% respondeu que é no segmento de vestuário, 20% cosmético, 11% calçados, 8% acessórios, 2% eletrônicos, 2% flores, e 17% outras opções.
Também foi questionado aos participantes quantos pretendem gastar na compra dos presentes. A maioria (48%) respondeu que entre R$ 50 e R$ 100, outros 27% entre R$ 150 e R$ 200. Já 10% entre R$ 200 e R$ 300, 5% mais de R$ 300, 2% até 50, e 1% entre R$ 100 e R$ 150. Outros 7% dos entrevistados não responderam qual a projeção de gastos.
O levantamento também ouviu 121 empresários. Destes, 50% responderam que vão realizar promoções específicas para a data. O restante ainda não planejou ações especiais de venda, mas não descartou a possibilidade.
Já sobre a expectativa de vendas de 2020 em relação a 2019, 75% projetaram que deve ser igual, 17% melhor e apenas 8% disseram que deve ser pior. A coleta de dados é realizada mensalmente.