No último mês para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2015), 29% dos contribuintes mato-grossenses prestaram contas com o Leão. Até esta quinta-feira (2), cerca 121,3 mil pessoas enviaram o documento à Receita Federal, que espera receber 420 mil declarações. No ano passado, o volume chegou a 416 mil. A Receita alerta que é preciso ficar atento ao preenchimento da declaração para evitar que ela fique retida na malha fina. Segundo o Fisco, desde janeiro de 2015 está em produção o sistema e-Defesa, que permite aos contribuintes que receberem notificações da Malha IRPF regularizem a situação de maneira mais ágil.
O sistema relaciona eletronicamente as infrações lançadas, com opção para pagamento, parcelamento ou contestação dos valores. No caso de contestação, o contribuinte pode escolher um ou mais motivos entre os elencados ou redigir seu próprio texto. O sistema também pode ser utilizado para responder a uma intimação ou para solicitar a antecipação de análise da declaração, para os contribuintes que ficaram retidos em malha mas ainda não foram intimados. Evitar a malha fina é uma das facilidades do uso do Certificado Digital no preenchimento dos dados da declaração do IR.
De acordo com o vice-presidente da Certisign, Julio Cosentino, ele elimina divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras e possibilita o acompanhamento de todo o processo da declaração, com a oportunidade de corrigir em tempo real as informações. “Como a possibilidade de erros na hora da digitação dos dados é infinitamente menor, diminui e muito, as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina da Receita”.
BRASIL – Até as 17h desta quinta-feira (2), cerca de 7,125 milhões de declarações foram recebidas pela Receita em todo o país.