O contribuinte mato-grossense tem efetuado a entrega da Declaração do Imposto Renda Pessoa Física (DIRPF) deste ano no mesmo ritmo de todos os brasileiros. Após duas semanas de abertura do prazo para ajuste de contas com o fisco nacional, cerca de 30 mil documentos haviam sido entregues à Receita Federal em Mato Grosso (até às 17h30 de sexta-feira) o equivalente a 9,4% dos 320 mil cidadãos estimados para serem entregues este ano. No país (no mesmo horário) foram registrados 1,972 milhão de declarações, o que corresponde a 8,2% do total de 24 milhões esperados. A proporção estadual é a mesma registrada no Rio de Janeiro. Já em São Paulo cerca de 35% dos contribuintes entregaram a declaração, sendo o Estado mais avançado.
Dirigentes e técnicos da Receita Federal recomendam atenção aos que têm que declarar, pois a corrida para se regularizar de última hora gera uma série de dificuldades. Entre eles mais tempo gasto em filas na sede da instituição, problemas de travamento de computador devido ao elevado número de declarações e até mesmo a falta de um documento que precisa ser juntado para preencher dados. Devem fazer o ajuste de contas com o fisco nacional os contribuintes que tiveram rendimento bruto acima de R$ 17.215,08 no ano passado. A Receita Federal e bancos recebem a declaração até o dia 30 de abril.
Agendamento – O chefe do Serviço de Orientação e Análise Tributária da Receita Federal em Mato Grosso, Paulo Sérgio Miranda, informa que este ano a instituição preparou um sistema de agendamento para os contribuintes que têm pendências (inseridos na malha fina) a resolver de anos anteriores que procurem agendar atendimento pessoal via internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br, no link “Declaração do IRPF retida em malha”. “Técnicos da Receita vão encaminhar os documentos e o setor responsável vai analisar em 15 dias. Antes a pessoa tinha que aguardar ser intimado”. Os contribuintes que ficam na malha fina podem retificar dados, ou se tiver certeza, apresentar documentos restantes.