Em julho deste ano, 27,54% dos consumidores brasileiros estavam inadimplentes há mais de um ano, segundo o indicador da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, divulgado na quarta-feira (11).
Desse percentual, 9,49% dos consumidores ficaram até dois anos inadimplentes e 5,48%, até três anos. Outros 5,05% ficaram com as dívidas atrasadas por até quatro anos e 6,86%, por cinco anos. Ainda segundo a pesquisa, uma parcela de 0,66% teve as dívidas prescritas.
O levantamento também mostrou que 22,32% das pessoas ficaram inadimplentes por até 13 dias, enquanto 14,08% ficaram por um período de até 30 dias. Outros 11,08% e 6,27% demoraram até 60 e 90 dias para quitar seus débitos, respectivamente. Ficaram inadimplentes por até seis meses 10,62% dos consumidores e, por até um ano, 8,09%.
Faixa etária
O indicador também revelou que os consumidores com idade entre 30 e 39 anos lideraram os registros de inadimplentes no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com 25,91% das inclusões.
Em seguida, ficaram os clientes com idade de 40 a 49 anos (21,87%), de 50 a 64 (18%), de 25 a 29 anos (12,41%) e de 18 a 24 anos (11,72%). As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, de 9,5%.
No confronto por gênero, as mulheres foram responsáveis por 55,31% das inclusões, enquanto os homens responderam por 44,69%.
Dívida quitada
Se as mulheres foram responsáveis pela maior parte das inclusões no SPC no mês passado, foram elas também que tiveram o maior número de registros cancelados, que acontece depois de quitada a dívida, com 52,3%, contra 47,7% deles.
Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi novamente dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, que representaram 27,88% dos cancelamentos do mês.
Considerando as outras faixas de idade, a participação nos cancelamentos ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos, com 21,66% dos cancelamentos, de 50 a 64 anos, com 16,51%, de 25 a 29 anos, com 14,7%, de 18 a 24 anos, com 12,02%, e acima de 65 anos, com 6,76%.
Cancelamentos e registros
Em julho, o volume de consumidores inadimplentes incluídos no SPC caiu 1,41% em relação a junho e 5,99% frente ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, os registros também registraram queda, de 2,53%.
Já os cancelamentos aumentaram 17,92% na comparação mensal e 4,34% no confronto anual. Considerando o período de janeiro a julho, também houve elevação, de 5,58%.
O aumento da capacidade de pagamento dos consumidores, segundo os analistas da CNDL, deve-se à elevação do nível de confiança deles, além da melhora do nível de emprego e renda.
Além disso, a restituição do segundo maior lote do Imposto de Renda para 2 milhões de contribuintes também contribuiu para os resultados, pois foram injetados cerca de R$ 2,09 bilhões na economia.