A primeira Multi Feira Internacional de Artesanato, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, recebeu cerca 15 mil pessoas, desde sexta-feira à noite, de acordo com a prefeitura. O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Nevaldir Graf (Ticha), disse que o evento está superando as expectativas, pois além da venda local, os expositores estão buscando opções de mercado futuro, como é o caso dos expositores de Sinop”, apontou. Conforme Só Notícias já informou, estão expondo seus produtos representantes do Quênia, Gana, Líbano, Síria, Índia, Indonésia, Egito, Líbia, Peru, Emirados Árabes, Portugal, Turquia, Palestina, Tailândia, Nepal, França, Arábia Saudita e quatro países da Ásia.
Ticha declarou que o volume de visitantes e de negócios surpreendeu também os expositores de fora. “Todos estão surpresos positivamente com as vendas e a visitação nesse primeiro fim de semana. Esperamos que essa procura continue durante a semana toda”, destacou. Segundo ele ainda não é possível avaliar o volume de vendas total porque depende de cada expositor.
Quem visita o local encontra produtos como os cristais banhados a ouro e prata da Turquia, roupas coloridas da Índia, Líbano, Egito, pedras preciosas do Paquistão, luminárias da Arábia, da profusão de replicas de animais selvagens da África, além da renda do Ceará, das bio jóias brasileiras feitas do capim dourado, das folhas da flora do Brasil banhadas com metais preciosos e de objetos trabalhados em madeira pelos índios pataxós de São Paulo.
Logo na chegada o trabalho dos artesões sinopenses chama a atenção dos visitantes com o mostruário de móveis trabalhados em madeira – bancos, ornamentos para jardim, mesas, dentre outros. Já no primeiro piso destaca-se a confecção de trabalhos manuais como biojoias, bonecas de pano, esculturas e bordados.
No local também há produtos artesanais do Ceará, Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba e Mato Grosso. O evento se estenderá até o dia 24 de abril com abertura diária às 16h e fechamento dos portões às 23h. A entrada é de R$ 5.