Cerca de 130,9 mil trabalhadores matogrossenses requereram, durante todo o ano passado, o benefício do seguro-desemprego. Os números fazem parte do Sistema de Acompanhamento Estatístico-Gerencial do Seguro-Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. Deste total, 128,6 mil foram segurados. A estatística está sujeita a atualização e podem aumentar.
De acordo com o sistema, março foi o mês com mais pedidos: 14,8 mil. Destes, 14,5 mil foram segurados. Já dezembro foi o mês com menos requerentes, 5,3 mil. O número de segurados foi de 5,2 mil. Os dados tem como base nos diferentes setores econômicos e apontam ainda que na capital foram 29,2 mil requerentes e 28, 6 mil segurados.
Em Várzea Grande, 8,7 mil pedidos.
Só Notícias apurou que em Rondonópolis foram 9,7 mil, em Sinop, 5,5 mil. O seguro é um auxílio temporário concedido ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, e ao trabalhador comprovadamente resgatado de regime de trabalho forçado ou da condição análoga à de escravo.