PUBLICIDADE

Maioria dos moradores de Sinop não está tendo dificuldades para pagar contas; inadimplência nacional é de 71%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/arquivo)

A pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade do Estado de Mato Grosso ouviu 200 moradores de Sinop, e 71% responderam que não vem sentindo dificuldades para pagar as contas. O nível de significância estatística do levantamento é de 95% e uma erro amostral de 5%. Os dados foram divulgados, ontem.

Por outro lado, 29% dos entrevistados disseram que vem passando os meses mais ‘apertados’ e com dificuldade para pagar os famosos boletos. Outro dado do estudo, aponta que 67% dos ouvidos não sentem dificuldades, atualmente, para aproveitar promoções, e 33% responderam que sim.

Os números de Sinop também se mostram positivos quando os empresários são ouvidos. 120 foram questionados qual o nível de inadimplência dos clientes, sendo que 87% consideraram baixo, 11% médio, e apenas 2% enfrentam problemas maiores e disseram que é alto.

Em comparação a 2020, 91% do empresariado apontou que o nível de consumidores que deixaram de pagar suas contas é igual, e outros 9% ponderaram que é melhor. O nível de significância estatística de 94,4%, e o erro amostral de 5,4%

Considerando os indicadores do Cise, Sinop caminha na contramão do restante do Brasil. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada, esta semana, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que o percentual de famílias endividadas no país chegou a 72,9% em agosto, ou seja, sete a cada 10 famílias.

Já as famílias que tem dívidas ou contas em atraso, não conseguindo quitar até o prazo de vencimento, é de 25,6%. Além disso, mais de 10,7% responderam que não tinham condições de pagar as contas atrasadas, e por isso continuariam na inadimplência.

Entre as dívidas inclusas na pesquisa estão cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE