A pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) com a intenção de compras dos mato-grossenses para a Páscoa aponta o valor médio a ser gasto é de R$ 174,31 para 46% dos entrevistados. A pesquisa foi com 224 pessoas ouvidas em 32 municípios do Estado e concluída no último dia 8.
O instituto aponta que 29% pretendem gastar R$ 100 e os querem gastar R$ 200 somam 23%. Chocolate é o produto que será mais consumido pelos entrevistados (96%), peixe aparece em seguida (36%), com bacalhau (3%) e vinho (2%) também sendo lembrado pelos pesquisados. Apenas 4% dos que responderam à pesquisa disseram que irão buscar alimentação fora do domicílio.
A compras devem ser feitas em supermercados por 79% das pessoas ouvidas. Logo em seguida vem, empatados, confeitarias e shopping centers, com 13% cada. Pequenos empreendimentos aparecem com 8% e feiras e restaurantes fecham com 4%.
Os que disseram que não comprarão produtos relacionados à Páscoa são 44% dos entrevistados. A maior parte alegou questões financeiras (42%), seguido dos que disseram que não comemoram (40%). Os preços elevados dos produtos também foram um dos motivos para não consumir no período, representando 15% dos entrevistados e outros 3% por questões religiosas.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou que a data contribui de forma significativa em diversas atividades da economia. “É uma oportunidade a mais para a recuperação financeira das empresas, fazendo com que o dinheiro circule no comércio e, consequentemente, contribua com a economia no Estado”. Ele explicou o crescimento do mercado para confeitarias e pequenos empreendedores. “O que explica este fenômeno é o crescimento do e-commerce e o posicionamento nas mídias sociais. A profissionalização dos MEIs ajuda a mostrar a capacidade da geração de riqueza no Estado”.