Mais de 20 industriais do setor de base florestal da região Norte são esperados hoje no seminário ‘Gestão do setor madeireiro’. O evento é promovido pelo Senai (Serviço Nacional da Indústria) e, até ontem, mais de 170 inscrições haviam sido feitas. De acordo com a organização do evento, foram definidas 220 vagas.
O seminário será no Senai Sinop, a partir das 19:00h. Duas palestras estão programadas. A primeira vai destacar o tema “o sistema de gestão ambiental como instrumento/adaptação à gestão ambiental”. O palestrante será o professor da Universidade Federal de Mato Grosso Roberto Antonio de Melo e Sousa.
A segunda palestra abordará a “mobilização para qualidade” e será ministrada pelo agrônomo Norton Fattore, do Rio Grande do Sul. A questão ambiental tem sido amplamente debatida pelo governo e a classe madeireira, devido à nova legislação implantada em Mato Grosso desde o ano passado.
A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do leque de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.