PUBLICIDADE

Madeireiros de Sinop debatem criação de secretaria estadual

PUBLICIDADE

Dirigentes de entidades ligadas ao setor de base florestal de Sinop e região vão discutir, na Assembleia Legislativa, a criação de uma pasta específica, no governo estadual, para atender a demanda da classe: a Secretaria Adjunta de Base Florestal, que estaria ligada a Sema (Secretaria de Meio Ambiente). O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, disse que vai ser debatida a viabilidade da criação da secretaria. “E, após a audiência, o projeto deve ser enviado para votação”, declarou. A decisão final cabe ao governo estadual.

Conforme Eduardo, a proposta foi feita pelos empresários ao Governo Estadual. A pasta atuaria dentro da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, mas com autonomia quanto os trabalhos que envolvem diretamente o setor. “O governador está pretendendo criar a secretaria adjunta, dentro da Sema, para gerir os planos de manejo. Seria quase uma secretaria independente, para dar mais celeridade aos processos”, destacou.

O encontro será dia 17, às 14h, e foi proposto pelo deputado estadual Percival Muniz (PPS). O projeto já existe e recentemente, o deputado apontou que a pasta seria um instrumento para fomentar os negócios florestais no Estado. Entre os objetivos dela estariam a realização de pesquisas, elaboração de políticas com cunho sustentável atendendo toda a cadeia produtiva de forma a fomentar competitividade tanto no mercado nacional quanto internacional.

Atualmente, a morosidade nos serviços da Sema e também o excesso burocrático exigido em várias situações se tornaram as principais queixas do setor. Em meados de março, por exemplo, empresários do ramo em Sinop (principal pólo de comercialização da madeira) reclamaram de problemas na emissão do Conhecimento de Transporte Avulso (CTA), para o transporte de cargas. Na ocasião, cerca de 200 caminhões ( a maioria carregada com madeiras) estavam barrados no posto fiscal de Barra do Garças devido a falta do documento (cuja obrigatoriedade foi instituída ano passado).

(Atualizada às 09:42h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresário assume presidência do Sindicato dos Madeireiros do Norte de Mato Grosso

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Extremo...

Sinop: maioria dos consumidores usará 13º salário para pagar dívidas, aponta pesquisa

A pesquisa realizada pelo Centro de Informações Socioeconômicas –...

Empresas de Guarantã ofertam 24 vagas de empregos e em Alta Floresta são 17

Empresas e indústrias em Guarantã do Norte admitem 24...

Sinop: horário especial no comércio começa 6ª

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL) previu,...
PUBLICIDADE