Madeireiros de toda a região participam hoje, em Sinop, de uma audiência com o secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcos Machado. Os empresários vão discutir as alterações na liberação de planos de manejo e Guias Florestais (GFs), assumidas no mês de janeiro pela secretaria, e apresentar algumas reivindicações ao secretário.
Entre elas a descentralização dos serviços da Sema para as regionais do interior, já que muitos dos serviços são realizados somente em Cuiabá. Atualmente, a secretaria possui quatro unidades no Nortão: em Sinop, Alta Floresta, Guarantã do Norte e Juara. Mas, conforme o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), a resolução de muitos processos depende da ida dos empresários à Cuiabá, e acaba sendo lenta.
Entre as facilidades adotadas pela Sema, desde que assumiu a gestão florestal no Estado, que antes era atribuída ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), é a movimentação pela internet. Uma das sugestões do sindicato é que a secretaria disponibize uma equipe para a regional de Sinop, por um período determinado, para atender os empresários do setor.
A audiência deve reunir madeireiros de toda a região na Câmara Municipal, às 16 horas. O secretário Marcos Machado deve ficar hoje em Sinop para participar da abertura da 22ª Exponop – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop.