O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta quarta-feira, em Brasília, que o país não pode ficar vivendo com especulações sobre reajuste dos combustíveis e disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tomará uma decisão sobre o assunto ainda hoje.
“O ministro da Fazenda está fazendo um estudo de custos e se ele chegar à conclusão de que é necessário aumentar (os combustíveis), vai comunicar que vai aumentar. Se ele chegar à conclusão de que não vai aumentar, vai dizer que não vai aumentar, e isso precisa ser resolvido hoje”, disse o presidente.
Segundo ele, Mantega o telefonará assim que tiver uma conclusão e o próprio ministro fará o anúncio pelo governo. Lula disse que o País não pode ficar refém das especulações, que elas acabam gerando aumentos na cadeia produtiva.
“O que não pode ficar é a especulação, daqui a pouco o povo vai estar pagando na comida um preço de combustível que não foi aumentado. A especulação da informação também contribui para que as coisas aconteçam. Daqui a pouco, aparece alguém com expectativa de inflação por conta de boatos”, argumentou.