Denúncias de descumprimento à lei que determina o tempo máximo de espera nas filas em agências bancárias continuam sendo feitas no Procon. Só Notícias apurou no órgão que, mesmo com determinações judiciais, muitos clientes procuram a unidade para denunciar os abusos.
Pela lei, que entrou em vigor em 2005, o tempo máximo para que o cliente seja atendido é de 30 minutos em dias normais e de até 45 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados. Os clientes que forem lesados devem procurar o órgão e apresentar a senha, em que consta o horário de entrada no banco e de atendimento. Ele oficializará a denúncia, que será encaminhada ao Ministério Público.
Atualmente, Lucas do Rio Verde tem 4 agências bancárias e uma cooperativa de crédito, que presta serviços. Durante o ano, 18 ações foram ajuizadas na comarca local.
Mas não é só Lucas que o órgão busca regularização de agências bancárias.
Em Sinop e Alta Floresta medidas também vem sendo tomadas contra as instituições que não cumprem a lei. Em ambas, são registradas irregularidades. Ações tramitam no judiciário e os clientes aguardam medidas dos órgãos competentes para que a lei seja cumprida.