O Instituto de Defesa Agropecuário (Indea) começou a preparar a vacinação contra aftosa dos rebanhos de 14 municípios, que integram a regional de Lucas do Rio Verde. Este ano, segundo o supervisor Jéferson Cambará, os trabalhos serão intensificados nas propriedades que apresentaram problemas nas etapas passadas, considerados pontos críticos. “Estamos orientando as unidades dos municípios que nestas propriedades a vacinação seja assistida por fiscais do instituto”, salientou.
A etapa geral da campanha começa no dia 1º de novembro. Todos os animais devem ser imunizados, diferente das 1ª e 2ª etapas (fevereiro e junho) quando apenas bezerros com até dois anos foram imunizados. A regional também pretende superar a meta do ano passado, quando foram vacinados 1,6 milhões de bovinos. O maior rebanho está em Juara, onde há mais de 700 mil cabeças.
Em algumas propriedades, em assentamentos ou locais de difícil acesso, a vacinação será feita por profissionais contratados pelo instituto, garantindo assim a imunização de 100% do rebanho.
A campanha contra aftosa é feita em todo o Estado, que não registra casos da doença há mais de 10 anos. A imunização também é exigência para que o Estado continue exportando sua produção para outros mercados.