As obras da travessia urbana de Lucas do Rio Verde, com a construção do viaduto no entroncamento da rodovia na BR-163 com a avenida Mato Grosso, ligando a MT-449 e facilitando o tráfego para caminhões, ônibus e veículos, devem ter duração de pelo menos quatro meses, segundo aponta do secretário de Obras, Nestor Albrecht. Até ano passado, a proposta era que, até janeiro, a travessia estivesse concluída. Porém, o secretário destaca que entre os fatores que influenciou no atraso foi o início do período chuvoso, mas mesmo com o atraso, “está dentro do cronograma”.
Nestor aponta que, esta semana, começaram a ser feitas as primeiras vigas de sustentação da ponte do viaduto. “São 19 vigas de 25 metros e cada peça tem em torno de 16 toneladas. Acredito que até quinta-feira estejam colocadadas e depois ser concretada a laje para terminar de ser feito a ponte do viaduto”, explicou.
Após essa etapa, começam os trabalhos de construção das cabeceiras e dos anéis de retorno, que segundo o secretário, não tem data exata para a conclusão já que as chuvas poderão interferir. “Essa é a parte mais crítica depois da ponte, pois tem que fazer a terraplanagem, compactação e para isso é preciso tempo bom”, disse.
Até o momento, o Governo Federal já investiu aproximadamente R$1 milhão dos R$6,4 milhões oriundos do convênio firmado com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT).