Maio encerrou com 764 contas que não foram pagas em dia e os devedores tiveram seus nomes inseridos na lista negra do crédito, aponta a Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde, com base no sistema Crediconsult. O número é cerca de 2,5% superior abril, quando houve 748 inclusões. Os números correspondem a quantidade de contas (parcelas) não quitadas no comércio luverdense e não ao número de consumidores já que o mesmo pode estar devendo parcelas em lojas distintas.
Ainda em maio, 695 contas atrasadas foram pagas e os clientes acabaram tendo crédito restabelecido e saíram da lista com restrições. No mês anterior, foram feitas 922 regularizações, conforme Só Notícias já informou.
As consultas feitas pelas empresas ao sistema do Serasa, antes de venderem à prazo, totalizaram 1.406. Outras 1.205 correspondem as consultas no sistema Pefin (pendências financeiras)/cheques, além de consultas ao CIAC estadual e local.
Pelo segundo mês seguido, o número de inclusões é inferior ao dos meses iniciais. Em janeiro foram 1.496 e, em fevereiro, 1.136. As regularizações totalizaram 709 e 962 respectivamente. Em março não houve divulgação dos dados pois o sistema utilizado passou por aperfeiçoamento, interferindo na inserção de inadimplentes.