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Lucas R. Verde: mais de R$ 60 mil foram recebidos em pedágio

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A Rodovia da Mudança -MT 449 foi um o primeiro consórcio rodoviário a ser formado no Estado no início da atual administração e serviu de referência para os cerca de trinta criados posteriormente em Mato Grosso. Graças ao investimento de quase R$ 28 milhões, a rodovia que liga as cidades de Lucas do Rio Verde e Tapurah foi pavimentada em 96 quilômetros, melhorando o acesso a BR-163 e trazendo inúmeras melhorias.

A cobrança do pedágio para manutenção da rodovia está sendo feita desde 04 de dezembro. Até ontem, Só Notícias apurou que já tinha sido arrecadados R$63 mil. O presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia da Mudança, Vilson Copetti, disse ao Só Notícias que a média diária de veículos que passam pela rodovia é de 1.600. “Isso porque estamos num período bem fraco. Mas quando começar a colheita, o período do arranca-safra, nossa previsão é de que seja arrecadado uma média de R$14 mil ao dia , com o pedágio”, explicou.

Por enquanto, o movimento é tranqüilo, motivado apenas pela retirada do milho, que está sendo comercializado. A cobrança do pedágio trouxe também uma diminuição no excesso de peso dos veículos que trafegam na rodovia. Segundo Copetti, no período educativo, quando as multas ainda não eram aplicadas, o excesso de peso era registrado em 60% dos caminhões. Agora, caiu para cerca de 3%.

A lei que regulamenta a cobrança do pedágio foi aprovada nesta semana. O projeto prevê a criação da Unidade Tarifária de pedágio (UTP), no valor de R$ 0,0535 (cinco centavos e trinta e cinco centésimos de centavos de real), que servirá de referencial para os preços que variam de acordo com os custos que o veículo automotor do contribuinte provocar ao longo da via, considerando os diversos tipos de veículos, definidos como categorias.

A cobrança de pedágio foi questionada, há poucos dias, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e os conselheiros divergiam sobre a regulamentação da medida que antes tinha sido feita por meio de decreto e não por lei autorizativa. No entanto, o Governo corrigiu a falha no projeto e enviou a matéria para aprovação dos deputados.

O Executivo justifica que, diante das dificuldades financeiras pelas quais passa o Estado de Mato Grosso, a administração estadual decidiu implementar o pedágio, visando assegurar as políticas públicas voltadas à manutenção e conservação de rodovias consideradas estratégicas, como corredores de escoamento da produção e geração de renda.

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