Lucas está entre os primeiros do país a implantar um trabalho que visa regularizar propriedades rurais de acordo com o código florestal. O projeto, que recebeu o nome de ‘Lucas do Rio Verde Legal’, será lançado hoje, pelo prefeito Marino Franz, durante o 1º Fórum de Meio Ambiente, na câmara, e deve atingir 600 fazendas.
Um mapeamento já está sendo feito nas propriedades e apontará a situação das áreas de preservação, conservação e reservas legais, bem como o trabalho necessário para a legalização. Todas as propriedades que se regularizarem poderão obter o ‘selo verde’, se adequando às exigências do mercado, que aumentam a cada ano e influenciam nas negociações da produção agrícola, base da economia de Lucas do Rio Verde.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Ong TNC – The Nature Conservancy – que instalou um escritório no município para facilitar os trabalhos, Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Fundação Rio Verde, Sindicato Rural e empresas privadas. Os trabalhos podem durar anos.
Outro projeto que será apresentado no fórum é de licenciamento ambiental de empresas, entre armazéns secadores de grãos, lavadores, postos de combustível, mecânicas, retíficas e de outros segmentos. O termo de cooperação técnica para a descentralização dos serviços, que hoje são feitos somente pela Sema, em Sinop ou Cuiabá, foi firmado entre a secretaria e prefeitura, atribuindo ao município a função de monitorar e emitir o licenciamento ambiental para os estabelecimentos.
O fórum deve reunir produtores, acadêmicos e entidades.