Secretários municipais e representantes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Juara, Juína, Matupá, Tangará da Serra, Água Boa, Barra do Garças e Cáceres assinaram, esta tarde, com o governo estadual, protocolo de incentivos para as companhias aéreas regionais. O Estado dará até 50% de desconto no ICMS do querosene de avião para as empresas que atenderem quatro ou mais municípios mato-grossenses com linhas aéreas regulares.
As prefeituras também estão buscando recursos para modernizar instalações do terminal de passageiros e da pista de pouso para pleitearem voos. Uma empresa que opera em rotas ligando Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta vai escolher mais oito municípios para começar a operar a partir de janeiro. Está sendo feito estudo de viabilidade e o aeroporto precisa ter infraestrutura para receber os passageiros.
O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, anunciou que uma empresa vai iniciar mais um voo direto de Rondonópolis para São Paulo, no próximo dia 15 de setembro.
Em Matupá, no Nortãio, até o fim do ano o aeroporto estará em condições de receber aviões mais potentes. O prefeito Fernando Zafonado diz que os voos deverão ser diários e atenderão a população de oito municípios e do Sul do Pará. "Não podemos esquecer que o desenvolvimento e o crescimento de uma região passa pelo transporte. A logística é importante não só para os empresários, como também para toda a população".
Já o secretario de Indústria, Comércio e Turismo de Barra do Garças, Cláudio Picchy, ressalta que o aeroporto tem infraestrutura, mas ainda não tem voo. "Estamos entre Goiânia e Cuiabá. Os voos em Barra atenderia uma população de aproximadamente 100 mil pessoas". Cláudio destaca que muitos empresários da região são dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.