Os resultados do ENTEC$ – Encontro Nacionald e Tecnologias de Safras – que começou na sexta-feira e terminou no sábado à tarde, em Lucas do Rio Verde, deixaram os organizadores animados. “Foi o maior ENTEC$ já realizado e superou e muito as nossas expectativas. Tivemos público superior a 15 mil pessoas e extremamente participativo nos três dias do evento. Produtores de Lucas, da região e de outros Estados vieram em busca de mais conhecimentos. As empresas parceiras da fundação fizeram investimentos que superam os padrões nacionais, mostrando um comprometimento para trazer as tecnologias apresentadas no ENTEC$”, avaliou o presidente da fundação, Clayton Bortolini (foto). O número de expositores não foi informado.
No encerramento do encontro foi assinado pela Fundação Rio Verde de pesquisas e o governo do Estado, a estadualização do CETEC (Centro Tecnológico de Formação Profissional) que, até então, era de responsabilidade da fundação. “Ainda no ano 2000, quando fomos convidados a ser a entidade que buscaria esse novo projeto para Lucas do Rio Verde, aceitamos o desafio, mesmo não sendo nosso foco principal. A partir do ano passado, tivemos o interesse do Estado em assumir essa escola e trazer mais cursos para Lucas do Rio Verde e de forma gratuita”, explicou Bortolini.
Para o prefeito em exercício, Joci Piccini, disse que a estadualização da escola técnica representa um avanço para o município de Lucas do Rio Verde. “A estadualização será uma continuidade do que já vinha sendo feito pela fundação com um ganho muito elevado pela sociedade luverdense, porque a partir de agora ao invés de dois cursos por etapa, nós passaremos a ter dez cursos por vez, elem da gratuidade desses cursos”, previu Joci.
O deputado federal Chico Daltro, ex-secretário estadual de Tecnoligia, disse que a escola técnica estadual de Lucas do Rio Verde deve oferecer, dentro de 90 dias, cerca de 10 cursos técnicos abrindo 500 vagas para e formando técnicos em agricultura e outras funções.