Lucas do Rio Verde lançou campanha para arrecadação de recursos para o Fundo Municipal da Criança para intensificar a divulgação para a população que uma parte do imposto de renda que as empresas e pessoas pagam pode ser destinada aos projetos do município através do fundo. O vice-presidente do conselho da criança, Marco Antônio Mendes, relatou que em 2012, a Receita Federal fez uma alteração no programa de declaração de renda modalidade completa, quando a pessoa faz a apuração do imposto a pagar o próprio sistema mostra o limite que ela pode doar para o fundo e automaticamente gera duas guias, uma do tributo que vai pagar e outra com o valor que será direcionado para o fundo.
“A pessoa física pode direcionar para o fundo até 6% do que paga de imposto de renda, sendo 3% ao longo do ano e o restante na declaração. No caso da pessoa jurídica tributada pelo lucro real, a doação pode ser de até 1%”, informou Mendes.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, enfatizou que a campanha existe para orientar a população sobre essa possibilidade de direcionar parte do valor do imposto de renda para o Fundo Municipal da Criança. “Queremos que as pessoas se conscientizem que ao invés de mandar esse recurso para fora, podem doar aqui e beneficiar as crianças e adolescentes do nosso município’, salientou.
De acordo com o conselho, atualmente, o fundo conta com aproximadamente R$ 280 mil. O valor é investido em projetos voltados para a criança e adolescente. Os projetos são escolhidos pelo conselho, e em breve será aberto um novo edital para que novos projetos sejam inscritos e após análise possam receber incentivos para efetivar as ações.
O representante do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Cícero Hélio, ressaltou que para auxiliar na campanha, a associação dos contadores de Lucas vai promover uma reunião nesta 4ª feira, às 7h30, no auditório da prefeitura, para dar as orientações aos profissionais sobre o funcionamento do sistema. “As pessoas e empresas na maioria das vezes procuram contadores para fazer a declaração de imposto de renda, assim eles podem fazer as orientações e incentivar que a população participe da campanha, pois é muito fácil ajudar as entidades do município”, assegurou.
A informação é da assessoria.