A prefeitura publicou hoje o decreto 5.417 com novas medidas para evitar contágio da Covid, válidas até o próximo dia 20, liberando os estabelecimentos comerciais (restaurantes, lanchonetes, bares, conveniências e outros) a funcionar até as 23 horas e conforme descrito no alvará de cada estabelecimento. Atualmente, estavam autorizados até às 22h. O toque de recolher diminuiu uma hora e agora vai da meia noite às 5h. Os serviços de delivery atendendo até as 23h59.
A alteração foi com base no nova classificação de risco de contágio. Lucas, assim como algumas cidades do Nortão, saiu da classificação muito alta e desceu para a alta. As medidas de biossegurança continuam sendo exigidas dos estabelecimentos: controle de fluxo de entrada e saída, distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, álcool 70%, uso obrigatório de máscara, procedimentos de higienização frequentes, limitação de 50% da capacidade máxima do local, entre outras medidas.
Eventos sociais, corporativos e religiosos no geral estão autorizados, porém respeitando as medidas sanitárias, bem como seguindo o limite de capacidade máxima de até 50% do ambiente e o espaçamento de 1,5 m entre pessoas.
A prefeitura informa ainda que continua autorizado o retorno gradativo e escalonado das atividades presenciais das instituições públicas municipais de ensino que ofertam a educação infantil (Infantil IV e V) e ensino fundamental, respeitando a capacidade máxima de até 50% da sala de aulas. As atividades presenciais em creches públicas municipais seguem suspensas.
As instituições privadas de ensino seguem autorizadas, mas também seguindo as normas sanitárias vigentes.
Os parques públicos municipais poderão ser frequentados, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, uso de máscara obrigatório. Segue proibido acesso aos parques infantis localizados nesses espaços.
Fica permitido o transporte público municipal no horário compreendido das 5h às 23h, somente com passageiros regularmente sentados.
Nos últimos dias, a fiscalização aumentou o número de multas aplicadas em empresas que desrespeitaram as normas de segurança.