Diversas empresas loteadoras em Sinop estão evitando repassar o reajuste de 28,94%, calculado pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), nos contratos de financiamento de imóveis. O presidente da Associação das Empresas Loteadoras de Sinop (Aelos), Tiago Trevisol, explicou, ao Só Notícias, que fez uma pesquisa junto aos associados e constatou que a maioria está negociando o percentual que é aplicado anualmente.
“A maioria está modulando o repasse do IGP-M, que atingiu 28,94% nos últimos meses. Então, o pessoal está diminuindo um pouco o repasse ao cliente. Embora seja legal o repasse, o IGP-M tem sido muito alto nos últimos meses. Nos últimos 4 meses, ficou acima de 20%. Alguns estabeleceram teto, outros reduziram, outros negociam cliente a cliente. O pessoal está trabalhando para não dar um salto na parcela e aumentar muito a inadimplência”, explicou Tiago.
O Índice Geral de Preços – Mercado é calculado e divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em fevereiro, o indicador registrou inflação de 2,53%. Em janeiro, a taxa ficou em 2,58%. Segundo a Fundação, com o resultado, o índice acumulou taxas de inflação de 5,17% nos dois primeiros meses do ano e de 28,94% em 12 meses.
Em Sinop, o IGP-M é utilizado para calcular o reajuste que é aplicado anualmente nos contratos de financiamento de terrenos. “Queria diferenciar que estamos tratando só de IGP-M, pois existe outro formato de contrato que é o reajuste gradiente, em que alguns loteadores fazem reajuste de juros no aniversário do contrato. Este eu não sei dizer como está sendo trabalhado, pois até desconheço os empreendedores que fazem esse tipo de contrato”, afirmou Trevisol.
O presidente da Aelos ressalvou ainda que algumas loteadoras não foram ouvidas e que, por esse motivo, não há confirmação se todas estão deixando de aplicar o reajuste de 28,94%. “Pode ter alguma que está repassando integralmente, o que não está legalmente errado. Eu não consegui falar com todos. Mas a maioria que eu falei, todos estão reduzindo, negociando”.
Conforme Só Notícias já informou, o Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) da prefeitura constatou um avanço considerável nas autorizações para inícios de obras – residências e empresas. Foram expedidos, mês passado, 204 alvarás, sendo 171 residenciais. Com este patamar, Sinop superou, em fevereiro, a média histórica dos últimos 20 anos.