sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Lojistas comemoram vitória no STJ

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira durante a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça os lojistas brasileiros conseguiram uma vitória na votação do "Recurso Repetitivo nº 1.083.291-RS" sobre a necessidade do envio da carta de comunicação do art. 43 do CDC através de Aviso de Recebimento em processo da CDL de Porto Alegre.
 
Por oito votos a zero, os ministros do STJ consolidaram a não exigência de envio de notificação com Aviso de Recebimento (AR), para os registros de inadimplentes junto ao SPC.
 
“A exigência do AR facilita a vida do devedor e dificulta a cobrança dos lojistas, por isso nós, da CNDL e do SPC, consideramos que esta é uma grande vitória para todo o Movimento Lojista”, disse o Presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
 
Em Sinop o presidente da CDL Afonso Teschima Junior também comemorou a decisão. “A inadimplência é a grande pedra no sapato do lojista, mas muitas vezes o comerciante tem receio de colocar o devedor no SPC e perder um cliente. Com a exigência do AR ainda teríamos outro problema, o aumento do custo da inclusão”, explica Afonso.
 
“Como a maioria das empresas que buscam receber seus créditos através do SPC, são micro e pequenas, elas não tem condições de arcar com o custo de um A.R. para cada notificação de devedor, resultado teríamos uma grande diminuição nos registros de SPC e estaríamos beneficiando os inadimplentes. Por isso comemoramos esta nova decisão do STJ”, finalizou Afonso.
 
Para fazer os registros de inclusão no SPC continua ainda sendo exigida a notificação ao consumidor devedor, mas sem a necessidade de ir acompanhada de AR, o que tornava o processo ainda mais burocrático e moroso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE