PUBLICIDADE

Linhão será inaugurado amanhã em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A primeira etapa de uma das obras de infra-estrutura mais importantes e mais esperadas de Mato Grosso será inaugurada nesta terça-feira. É o “Avança Araguaia”, composto por 425 quilômetros de linhas de transmissão (138 kV) e três novas subestações de energia, que vai permitir que 13 municípios da região do Norte Araguaia passem a fazer parte do Sistema Interligado Nacional. As obras representam um grande investimento na região e vão permitir a desativação de 13 termoelétricas que hoje queimam diesel para gerar energia elétrica.

A primeira etapa da obra compreende a ampliação da subestação do município de Querência, a construção da subestação “Engenheiro Evandro César Camillo Coura”, em Alto Boa Vista, e mais 188 km de linha de transmissão (138 kV) ligando os dois municípios. As obras seguem em direção ao norte, com a linha passando pelo município de Confresa e chegando a Vila Rica, sendo que novas subestações também estão em construção nesses dois municípios. Com a conclusão da primeira fase, já foram desativadas quatro usinas termoelétricas.

A cerimônia de inauguração da primeira fase do sistema será no pátio da subestação, em Alto Boa Vista, a partir das 10h. Está confirmada a presença do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, bem como da presidente da Rede Energia, Carmem Campos Pereira, e do vice presidente de Operações da Cemat, Arlindo Napolitano.

O novo sistema dará mais confiabilidade à energia distribuída na área beneficiada, além de aumentar a oferta de energia em toda a região. “Com isso, a Cemat acredita que o novo ciclo de desenvolvimento agroindustrial verificado no Estado também ocorra no Norte Araguaia, permitindo o seu crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida da população atendida”, destaca Napolitano.

Ao ganho econômico e de qualidade de vida se soma o ambiental: caso as atuais termoelétricas continuassem ativas, estima-se que, de meados de 2008 a 2014, seriam queimados cerca de 240 milhões de litros de óleo diesel. O novo sistema, portanto, evita essa queima e contribui para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. As obras contam com financiamento da Eletrobrás.

A primeira etapa da obra atende aos municípios de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e Novo Santo Antônio. Com a conclusão do sistema, ainda em 2008, serão interligados Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Terezinha e Vila Rica.
A região do Araguaia já recebeu diversos investimentos, por meio do Programa Luz para Todos, para a construção de redes de distribuição de energia em diversos municípios.

As obras do Luz para Todos garantiram o preparo da região para receber a nova linha de transmissão e as subestações de distribuição. “Tirando a região do sistema isolado, a tendência é que a eletrificação rural construída dentro do Programa Luz Para Todos seja utilizada com mais força ainda na região. Tenho certeza que o desenvolvimento econômico do Araguaia vai contribuir muito para que Mato Grosso continue cada vez mais na vanguarda do crescimento do país”, enfatiza Napolitano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE