Os integrantes do Fórum Pró-Ferrovia se reuniram, ontem, na capital, para tratar da expansão dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) até a capital e Nortão. A intenção é viabilizar a ferrovia até Sorriso, passando por Cuiabá. Para isso, ficou definido que o grupo dará inicio a uma agenda de ações e reuniões em defesa desse projeto.
Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, a expansão da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá está orçada em R$ 1,4 bilhão aproximadamente; já entre Cuiabá e Sorriso R$ 3,6 bilhões. “Com a extensão, o objetivo é diminuir o gargalo logístico, o que pode resultar na atração de novas indústrias e redução de custos ao setor produtivo de Mato Grosso”, disse.
“A inclusão deste trecho transformará a realidade econômica não apenas da Baixada Cuiabana, mas também de todo o Estado. É preciso que o hiato que ficou entre a Ferrogrão (Sinop-Pará) e a ferrovia Vicente Vuolo, que é o espaço entre Sinop e Sorriso seja considerado para que possamos escoar a nossa produção do médio norte sem essa interrupção”, disse o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior. “É muito importante a ferrovia passar pela capital, uma vez que, entre outros produtos, toda produção de madeira do oeste mato-grossense, que hoje passa por Cuiabá, possa sair pela ferrovia”.
A Ferrovia Senador Vicente Vuolo foi inaugurada em 2013, sendo que os trilhos em Mato Grosso chegam atualmente até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos, em São Paulo. A ferrovia conta com outros terminais localizados nas cidades de Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. Esta é a única ferrovia de Mato Grosso e tem capacidade de transportar cerca de 30 milhões de toneladas de produção. Com o projeto de modernização e expansão da malha, a meta é chegar a 75 milhões toneladas.