As lideranças do movimento em prol da pavimentação da Rodovia dos Pioneiros entre Sinop e Ipiranga do Norte, se reúnem, hoje à tarde, para definir se o governador irá até o município, na próxima sexta-feira (23), aproveitando a visita que fará a Sinop. O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) não quer que o encontro no Nortão seja transformado em palanque eleitoral e sim que Silval autorize o início das obras imediatamente.
Os recursos foram prometidos, segundo os empresários, em uma audiência, em Cuiabá, em novembro passado, na presença do prefeito de Ipiranga, Orlei José Grasseli, o presidente da câmara, Sérgio Alencar da Silva, o presidente da comissão pró-asfaltamento Ipiranga-Alto do Rio Branco, Sérgio Luis Datter e o empresário Roberto Dorner. O acordo era liberar cerca de R$ 5 milhões para dar início as obras de pavimentação de 10 km, saindo de Ipiranga ao Alto do Rio Branco. “Com este recurso, as obras começariam, enquanto que os produtores assinariam a adesão para seguir o trabalho e pavimentar o restante, cerca de 30 km”, informou, ao Só Notícias, uma fonte ligada ao movimento. Os recursos inclusive estariam na dotação orçamentária do estado para 2010.
No início do mês, o movimento planejava levar o governador para percorrer a estrada de Sinop a Alto Rio Branco, cerca de 70 km, mas os empresário não querem mais, pois a estrada foi arrumada no trecho danificado, onde se formou uma enorme cratera impedindo a passagem de veículos, e com a seca, a estrada de chão ficou em boa situação de trafegabilidade, sendo que os problemas mais críticos foram enfrentados no período das chuvas.
Conforme Só Notícais já informou, o projeto de pavimentação no trecho onde faltam pavimentar cerca de 75Km, a idéia é que o governo banque 88%, pois nesta área ficam produtores que tem pouca terra, 40, 70 hectares, e da acesso para mais de 4 mil famílias de assentados em terras públicas. A maioria produz hortifruti e a rodovia seria a solução para escoar a produção, vendendo em Sinop.
A contra-partida dos produtores de 12% não sairia do bolso. O projeto é buscar recursos no INCRA, que dispõe de um orçamento de R$ 600 mil para manutenção de estradas e o dinheiro poderia ser aplicado na construção do asfalto. Outro caminho que está sendo estudado, é buscar no chamado “imposto dos combustíveis”, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE)”, que até o fim de 2009, segundo o consórcio, tinha mais de R$ 45 bilhões para serem investidos no setor de infraestrutura terrestre.