O Simpósio Hidrovias do Norte de Mato Grosso, hoje, na Câmara dos Deputados, organizado pelo Movimento Pró-Logística, vai reunir também dirigentes entidades de classe de Sinop. O vice presidente do Sindicato Rural (SRS), Antonio Galvan e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Mauro Muller vão debater o potencial da região e os benefícios que as hidrovia Teles Pires-Tapajós podem propiciar ao Estado, como economiza no frete para transportar até o porto de Santarém (PA) -e de lá para o exterior- a safra agrícola, madeira e outros produtos. “O Brasil tem que investir em logística para se tornar cada vez mais competitivo e o modal hidroviário é o mais ambientalmente correto e socioeconomicamente viável”, afirma Galvan.
Segundo o vice presidente, outras ações e eventos serão organizados para que a região também conheça os benefícios que a hidrovia trará. “Não podemos pensar que só os produtores serão comtemplados porque toda a sociedade irá desfrutar desse desenvolvimento. Alimentos, móveis, combustíveis, entre outros produtos chegarão mais barato para o Mato Grosso”, explica.
Mauro Muller comunga da mesma opinião “somos campeões em produção e podemos desenvolver ainda mais a nossa região”. Além disso, o presidente destaca a vitória durante a votação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). Na ocasião a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) atendeu ao pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) de incluir no projeto de licenciamento da usina hidrelétrica de Sinop a edificação de eclusas simultaneamente à obra da UHE do município.
“É muito importante mostrarmos isso a sociedade, pois a implantação das eclusas em conjunto com as usinas hidrelétricas é o primeiro passo de mais desenvolvimento para nossa região”.
O simpósio é das 14h às 17h30, no auditório Freitas Nobre, Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado Homero Pereira, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes da Câmara fará a abertura do evento. Na sequência, será realizada palestra sobre os corredores de escoamento da produção em Mato Grosso pelo Movimento Pró-logística. Representantes do Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também farão apresentações.