O projeto de balizamento noturno do aeroporto de Tangará da Serra está em fase de licitação na Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e deve ser concluída este mês. O governo estadual já assegurou os recursos para o balizamento que deverá ser executado num prazo de 40 dias após a ordem de serviço que será dada com a conclusão do certame. Com o balizamento noturno ficará garantido o voo de aeronaves, em condições visuais, 24 horas por dia, o que já atende, principalmente, a demanda do agronegócio e das UTIs aéreas.
A previsão do início das obras coincidirá com o período chuvoso do Estado mas, segundo o engenheiro de infraestrutura portuária da Gerência Aeroviária e Hidroviária da Setpu, José Carlos Silva, a chuva não será impedimento para executar a obra. O governo ainda busca recursos para a construção da estação de passageiros, mas o projeto já está em processo de licitação na secretaria.
Tangará da Serra espera ter logo uma linha aérea regular. Uma empresa avalia operar com a rota Cuiabá/Tangará da Serra/Lucas do Rio Verde/Juara/Juína e vice-versa.
Os estudos da Setpu apontam a necessidade de balizamento norturno, construção de estação de passageiros, substituição da cerca atual por outra em conformidade com os padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recapeamento da pista de pouso e decolagem para que o pedido do Executivo de Tangará da Serra possa ser atendido. O Governo do Estado continua pleiteando os recursos junto a União para que o aeroporto de Tangará da Serra obtenha toda a infraestrutura.
A partir do ano que vem as exigências para a manutenção de uma linha regular aumentam. "Será preciso ter caminhão de bombeiro, um setor contra incêndio mais a estrutura administrativa desse destacamento no aeroporto", informou Silva.