A implantação de projetos em granjas para suínos e aves terá apoio da prefeitura, em Sorriso. A lei que autoriza o Executivo liberar recursos para novos investimentos na avicultura e suinocultura, de número 1.525/2006, foi aprovado na última segunda-feira pelos vereadores. O objetivo é incentivar a diversificação das atividades rurais e fortalecer o agronegócio no município.
Pela lei, a prefeitura pode liberar até R$ 165 mil para serviços de terraplanagem, estradas de acesso, drenagem pluvial e similiares, para a implantação de núcleos de produção. O município poderá realizar os serviços com equipamentos próprios ou de terceiros, obedecendo os procedimentos legais. As obras serão realizadas em locais definidos pelos interessados e coordenadas pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A expansão da produção suinícola e avícola no município é esperada com a construção de novos frigoríficos na região. Muitos produtores devem ingressar na atividade. Já está confirmado um investimento de uma multinacional que está sendo construída em Lucas do Rio Verde, no distrito de Primaverinha, com a construção de unidades produtores de matrizes, sendo uma de suinocultura, de onde sairão as fêmeas que serão distribuídas aos produtores e também a unidade de matrizes para aviários.
O investimento deve ser de aproximadamente R$ 35 milhões, além da construção de mais aviários no município, que vão servir de suporte para o abatedouro da unidade implantada em Lucas e que deve entrar em funcionamento no início de 2007.