A redução expressiva de 45,2% no número de embarques no aeroporto municipal Presidente João Batista Figueiredo foi confirmada através do Sistema Hórus, no portal do ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. De janeiro até outubro, foram 61.248 embarques. No mesmo período ano passado, 111.821 passageiros embarcaram em voos domésticos.
Até agora, o maior fluxo no aeroporto municipal ocorreu no mês de janeiro, que obteve 15.497 embarques. O mês de abril teve a menor quantidade com apenas 9.694 passageiros. Os dados de novembro e dezembro ainda não foram divulgados pelo sistema.
Nos desembarques, a redução foi ainda maior e chegou aos 44.4% nos últimos 10 meses. De acordo com o portal, desembarcaram em Sinop 62.777 passageiros. No mesmo período de 2016, foram 113.060 pessoas.
Segundo a assessoria da prefeitura, a redução é devido ao fator de retração econômica que atingiu o país e refletiu também em Sinop. Além disso, durante um período no início do ano houve apenas operação de dois horários de voos.
Conforme Só Notícias já informou, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, assinou, ontem, os termos de compromisso para liberação de R$ 212,4 milhões para execução de obras de reforma, ampliação, aquisição de equipamentos, sinalização e melhoria da infraestrutura de 11 terminais aeroportuários. Em Mato Grosso, João Figueiredo, em Sinop, vai receber R$ 7,95 milhões para elaboração de projetos, reforma e ampliação do pátio de aeronaves, sinalização horizontal e vertical e balizamento luminoso. O prazo de execução é de 446 dias.
Nos últimos meses a prefeitura e União das Entidades de Sinop (Unesin) conseguiram realizar melhorias na unidade e iniciaram o processo de homologação dos Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs), Rotas de Navegação Área (Rnav) e liberação definitiva da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), que está em fase de finalização e vão auxiliar pilotos com informações nos pousos e decolagens.
O voo teste da equipe do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (FAB) de aproximação para concluir os trabalhos de homologação dos equipamentos deve ocorrer nesta quinta-feira. Com isso, o aeroporto poderá oferecer mais segurança e atrair novas empresas aéreas.