A redução expressiva de 42% no número de empresas que deixaram de fechar as portas e se mantiveram no mercado foi confirmado, ao Só Notícias, pela secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração. De acordo com o levantamento, 274 encerraram as atividades esse ano. Já no mesmo período do ano passado, foram 476.
Por outro lado, também houve crescimento de 1,6% com abertura de novas empresas. No ano passado, 1.185 estabelecimentos iniciaram suas atividades. Já este ano, foram 1.204 alvarás de funcionamento. O levantamento inclui novas indústrias, comércios, prestadores de serviços e autônomos.
O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Daniel Brolese, considera que a oferta de cursos através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sebrae contribuiu para profissionalização da gestão empresarial. “Com isso, as empresas conseguem se manter e superar os obstáculos encontrados após abrirem suas portas. Não basta apenas abrir uma empresa. Tem que saber administra para não fechar com pouco meses", apontou
Ainda de acordo com o secretário, "o que (também) tem mantido essas empresas abertas são os cursos profissionalizantes e de gestão. Nós queremos ampliar essas parcerias com Senar e Sebrai no próximo ano. É necessário profissionalizar a gestão para se manter no mercado”.
(Atualizada às 08:57h)