A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar um leilão de concessão de 19 novas linhas de transmissão e nove subestações no dia 8 de maio. As linhas representam o acréscimo de 2,4 mil quilômetros à rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Os empreendimentos serão localizados em 13 estados: Acre, Bahia, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. A construção deverá ser concluída em prazos que variam entre 18 e 24 meses, e os investimentos totais estão estimados em R$ 1,787 bilhão.
Os vencedores do leilão serão os que oferecerem a menor tarifa para prestação do serviço de transmissão. Poderão participar empresas públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, isoladamente ou em consórcio, assim como fundos de investimentos em participação registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A partir deste leilão, a inscrição e o aporte da garantia de proposta poderão ser realizados via internet. A licitação também vai estabelecer que o valor da garantia de fiel cumprimento será de 5%, e não 10% como nos leilões anteriores.