Micro e pequenas empresas serão capacitadas nos próximos dois anos para competir no mercado interno e externo por meio do Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas lançado hoje (1º) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A meta do programa é capacitar 4 mil empresas de todo o país até 2010.
Num primeiro momento, os empresários que se interessarem em fazer parte do programa devem procurar o site www.internacionalizacao.sebrae.com.br e fazer o autodiagnóstico de sua empresa para saber se ela segue padrões exigidos internacionalmente.
Depois de fazer o questionário pela internet o empresário pode procurar a rede de auto-atendimento do Sebrae onde receberá uma consultoria individual. A última fase consiste no curso de capacitação que tem duração de 20 horas.
O diretor técnico do Sebrae nacional, Luiz Carlos Barbosa, afirma que mesmo com a crise financeira nos Estados Unidos esse também pode ser um momento de oportunidade.
“Estamos apostando nisso porque o valor de exportação das micro e pequenas empresas é muito pequeno no Brasil. Se formos comparar com outros países, temos um campo enorme ainda de crescimento”, afirmou.
A meta é aumentar em 10% o número de micro e pequenas empresas inseridas no mercado internacional.