Um ambiente criado para fomentar o compartilhamento de ideias e projetos inovadores, que possam ser transformados em novos produtos e soluções para o Poder Público e a iniciativa privada. Este é o conceito do Parque Tecnológico, que será construído pelo Governo do Estado em 2018, na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande. R$ 8 milhões provenientes de Termo de Cooperação Técnica celebrado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) serão investidos. Será construído em uma área de 16 hectares e contará com um centro de inovação e um centro de pesquisa, além de incubadoras, aceleradoras e outros espaços. O parque deve atrair diversas empresas para Mato Grosso e deverá gerar aproximadamente 1,3 mil empregos diretos e indiretos, além de outros benefícios para o Estado.
O edital para construção do Parque Tecnológico foi lançado este mês pela secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e é resultado do trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar desde 2015. O espaço planejado especialmente para estimular a criatividade já existe em outros estados e será o primeiro em Mato Grosso.
“O Parque Tecnológico vai favorecer o empreendedorismo em Mato Grosso. Trata-se de um ambiente híbrido, onde estarão presentes representantes das esferas pública e privada e também grandes talentos que estão hoje nas universidades ou atuando no mercado de trabalho. Todos com o mesmo propósito: inovação. Essas inovações poderão ser implantadas aqui mesmo e também vendidas para o mundo todo”, disse, através da assessoria, o gestor governamental Washington Fernando da Silva.